Ideias e Dicas

Olá Noivinhas, tudo bem?!
Foi pensando em vocês que criamos essa página, onde colocaremos muitas dicas e ideias para ajudar nessa fase tão especial da vida de vocês, o CASAMENTO!!!
Nosso propósito é trazer conteúdos para vocês de forma cronológica, que ajude desde os primeiros passos até a Lua de Mel.
Desejamos à vocês boa leitura, e se desejarem ler aqui algum conteúdo específico em que precisem de ajuda, é só pedirem!!! <3
Um grande beijo.... Cíntia Tavares.


Como comunicar que a decisão do casamento foi tomada e que já existe uma data prevista?

Em relação à família, uma forma bem legal oficializar essa importante decisão do casal, seria oferecendo um almoço ou jantar que reúna ambas as famílias num gostoso momento de confraternização. Mas se os noivos acharem que seus pais iriam preferir receber a notícia de forma mais particular, num primeiro momento, poderiam comunicar aos seus pais individualmente e depois então reunirem as famílias em comemoração.
Em relação aos amigos, pode usar de inspiração o costume americano de enviar um Save the Date, que consiste num cartão (que pode ser físico ou virtual) informando a data do casamento e pedindo então para que eles já reservem essa data para comemorar com vocês!

                                                        
Foco nas prioridades....

É muito importante que os noivos reservem momentos para conversarem sobre suas expectativas quanto ao casamento, em todos os aspectos, e assim cheguem ao consenso. Listem todos os serviços que desejarão contratar, os detalhes para a produção dos noivos, a cerimônia, a festa e a lua de mel. Lembrem-se que em todas essas etapas deverão definir os serviços de prioridade e àqueles que acrescentarão depois, se o orçamento comportar.
O planejamento bem feito e seguido será a chave do sucesso! E então haverá tempo e dinheiro para tudo que desejarem, completando cada etapa em seu devido momento!

 
 
Como tratar sobre a divisão das despesas do casamento entre as famílias?
 
Falar sobre os gastos, e principalmente como estes serão divididos entre os noivos e familiares, sempre foi um assunto importante porém delicado. Houve um tempo em que existiam algumas regrinhas fixas para o assunto, como por exemplo, o pai da noiva bancar a produção da filha e oferecer a festa, enquanto o noivo cuidaria de comprar (ou alugar) a casa e a mobiliar, e também bancaria a lua de mel.
Nos dias de hoje essas regrinhas já não são mais seguidas à risca, e o ideal é que haja uma reunião ente as famílias, onde com calma e consciência, possam decidir quem poderá ser responsável pelo custo de cada serviço, de forma que cada parte tenha liberdade de escolher conforme suas condições financeiras, e assim não ficar pesado para ninguém.
Esse momento entre as famílias deverá ser mais uma oportunidade de união, confraternização e alegria, então atenção noivos, sejam os mediadores desse encontro e não permitam momentos de desentendimento e discussões. 
Uma outra sugestão para esse assunto, seria os noivos abrirem uma conta onde todos valores referentes aos gastos do casamento fossem aplicados, e dessa forma, esse dinheiro destinado ao casamento não correria risco de se misturar com as despesas pessoais do casal.
 

 
 

Antes de marcar a data do casamento é bom lembrar que.... 
 
* Se os noivos tiverem muitos parentes de fora da cidade, uma boa opção seria marcar o casamento para o final de semana;
* Verifiquem se poderão tirar férias na mesma época, e assim poderão evitar altas temporadas, o que ajudará a economizar com a lua-de-mel;
* Em caso de casamentos que serão realizados na praia, jardim ou qualquer outro tipo de local ao ar livre, fiquem atentos aos meses de frio e chuva, assim poderão evitar esses desconfortos aos convidados;
* Evitem épocas do ano mais tumultuadas, como no caso de feriados, festas da cidade ou outros grandes eventos, pois assim terão maiores dificuldades para reservar igreja, salão de festas, hotel... além das complicações no trânsito.